Governador de Santa Catarina anuncia reforma no Museu Nacional do Mar
-
Foto: Divulgação -
Espaço está fechado para visitação desde novembro do ano passado
O Museu do Mar, localizado em São Francisco do Sul, receberá um investimento significativo para sua reforma. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), confirmou nesta sexta-feira (11) a destinação de R$ 3 milhões para revitalizar o espaço cultural. O anúncio foi feito durante sua visita à cidade, onde está cumprindo agenda.
A instituição, que abriga uma parte importante da história marítima da região, tem enfrentado anos de negligência e abandono. Jorginho Mello ressaltou durante uma coletiva de imprensa que "a obra está abandonada há muitos anos" e expressou sua intenção de reverter essa situação. O governador tem previsto visitar o próprio local ainda no dia da declaração para assinar um termo de compromisso que viabilizará a liberação dos fundos. A restauração será conduzida pela Fundação Catarinense de Cultura.
Nos últimos anos, o Museu do Mar enfrentou desafios consideráveis. Ele ficou fechado por dois anos devido à pandemia, sendo reaberto apenas em 2021. No entanto, voltou a ser interditado em novembro do mesmo ano, em razão de problemas causados pelas chuvas e pela falta de implementação de medidas de prevenção a incêndios.
É válido lembrar que em setembro de 2021, o então governador Carlos Moisés havia anunciado uma reforma mais ampla, com um orçamento de R$ 20 milhões, porém esse plano não se concretizou.
O atual governador criticou o estado de abandono do museu e questionou as razões pelas quais administrações anteriores não tomaram medidas para sua revitalização. "É um monumento histórico que representa a verdadeira história de São Francisco do Sul", destacou Jorginho Mello.
Deixe seu comentário